domingo, 5 de outubro de 2008

Boca de urna

Tive a oportunidade de percorrer três locais de votação: UENF, E. E. Dr. Máximo de Azevedo, na Penha e o CIEP do mesmo bairro. Na UENF o clima era tranquilo. No percurso da minha casa até a Universidade não fui abordado em nenhum momento com santinhos ou nada que o valha. Chegando ao bairro da Penha, a situação era bem diferente. No percurso, da casa de minha mãe até o CIEP, onde voto, fui abordado umas 5 vezes por cabos eleitorais do candidato Marcos Bacellar. Quando respondia sobre o fato de ser crime eleitoral as pessoas respondiam: "Todo mundo faz..."
Chegando ao CIEP, percebi uma movimentação estranha de duas senhoras, que se aproximaram da porta da seção e perguntaram ao mesário, na porta: "Você já tem candidato a vereador?" Não acreditei naquilo! Em seguida, percebi que as senhoras abordavam as pessoas pelos corredores do CIEP. Imediatamente fomos ao PM de plantão (dois apenas), e comunicamos o fato, no que ele adentrou o CIEP e aí não sei o que aconteceu.
Pela primeira vez vi boca de urna dentro do prédio de votação.
Onde geralmente vota a classe média e os "formadores de opinião", a boca de urna foi combatida com eficiência, mas não sei se isso aconteceu da mesma forma nas periferias...
Lamentável!

Nenhum comentário: